Eduardo e Monica
O título do texto remete a música do Legião Urbana. Apesar de não ser fã da banda, a letra me fez pensar que seria um bom tema a ser refletido, e suscitou uma questão: o que é necessário para estar junto de alguém? Para além das relações efêmeras e consumíveis da modernidade, ainda buscamos, no fundo, uma relação duradoura. Na tentativa de sermos racionais idealizamos o parceiro, quais deveriam ser os gostos, os tipos de filmes que eles iriam gostar e etc. No fundo, quando pensamos no parceiro de forma racional, estamos pensando em nós e de forma egoísta. A nossa idealização desrespeita o outro. A letra da música narra a história de dois personagens distintos, mas que após conversarem em uma festa estranha com gente esquisita, trocam telefone e sentem a vontade de se ver. O sentimento surgiu entre eles e foi nutrido por ambos. A relação vingou, eles tiveram futuro juntos, casados e com filhos. Renato Russo ainda deixa duas questões:
E quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?
A busca por essa resposta talvez seja algo utópico, e também desnecessário. O sentimento pode ser como aquela flor que brota na fissura do asfalto conseguindo vencer todas as adversidades a sua volta. Pode ser que pensar demais, problematizar impeça de vivenciar experiências, de dar chance ao sentimento surgir. O que encanta Eduardo a Monica e vice versa, não é a beleza, mas a conversa, o diferente aos olhos de cada um. Mais do que encontrar alguém que se assemelhe a nós, a música mostra como eles foram capazes de mostrar um mundo completamente novo, encantador. Havendo a união entre eles, mesmo assim, cada um fez a sua história, conquistou seus objetivos e juntos compartilharam as glorias e as dores.
25 de junho de 2017 at 23:44
Também gosto zero da banda. Mas essa música é bem legal
CurtirCurtir
26 de dezembro de 2017 at 18:08
Esta música tem haver comigo, pelo nome claro, nunca achei minha Mônica e confesso que já pesquisei algumas nas minhas redes, mas quem sabe eu encontro.
CurtirCurtir
26 de dezembro de 2017 at 19:06
Oi Rodrigo. Eu gosto muito da Legião e dessa música. Eu sempre enxerguei como a amostra de um amor real e não idealizado. A diferença é que temos a mulher sendo mais velha e não o homem – como estamos acostumadas.
Acho que o amor real é aquele que ama até os defeitos. Afinal, a pessoa que amamos só é quem é, por cada pequena caracteristica que tem, seja algo agradável ou não.
Adorei o texto. Beijos
https://almde50tons.wordpress.com
CurtirCurtir
27 de dezembro de 2017 at 19:22
Olá, tudo bem?
Adorei a forma como você realizou a análise desta música, que é um dos meus xodós. Diferente de você, sou apaixonada pela banda, que é uma das minhas favoritas. Acho que Renato foi muito certeiro ao escrever essa música e narrar tantos sentimentos. Gosto muito das indagações que ele lança e das diferenças que forma o Eduardo e a Mônica. Adorei o post!
Beijos!
CurtirCurtir
29 de dezembro de 2017 at 20:57
Oi, tudo bem ?
Amei o post, legião urbana ficou conhecido por suas letras lindas e de ritmos cativantes e essa não seria diferente. Foi uma ótima banda.
CurtirCurtir
7 de janeiro de 2018 at 13:56
Olá!
Amei o post, ainda mais sendo sobre legião urbana, adoro as músicas da banda, tem significados tão profundos e lindos!
CurtirCurtir