Nem tudo que reluz é ouro!
O dito popular que da nome a essa pequena reflexão pode ser interpretado em vários contextos com a similaridade da ilusão. Pretendo aqui remeter à nossa ilusão por algo novo – trabalho, curso, amizade, livro, filme, serie, viagem etc. Ela pode ser como a paixão, nos encantará profundamente, depois irá esfriar e tornar aquela atividade enfadonha, desestimulante. Os sentimentos: paixão e amor podem ser usados para caracterizar a nossa relação com as atividades que desempenhamos. Já ocorreu com você iniciar algo e isto mostrar-se totalmente apaixonante, fazer você sentir saudade e depois de um tempo ocorrer uma guinada de 180 graus? Seria como se você conhecesse melhor, e a partir desse novo ponto de vista, a sua visão mudasse completamente. O que encantara passa a ser desencanto. Claro que há a possibilidade de ocorrer “o amor à primeira vista”, e deve-se sentir privilegiado quando ocorre, pois isso é raro. Somos atraídos pelo “brilho”, que muitas vezes, nós mesmos geramos baseados em nossa interpretação com pouco conhecimento de causa. A nossa análise é baseada na superfície, e nos encantamos com ela, mas quando conhecemos a fundo ou nos deparamos com um interior é que mudamos de opinião. Notamos que nem tudo que reluz é ouro. Só descobrimos isso tentando, observando e “quebrando a cara”. Não há fórmula mágica. Tal como no relacionamento, o que tende a durar é o sentimento que brota naturalmente e que quando notamos já estamos totalmente envolvidos, entorpecidos. Assim como no amor, temos a possibilidade de aprender com nossos erros, acertos e vivermos diversas experiências.
29 de agosto de 2017 at 16:32
Ótima reflexão em uma época que as pessoas não se conhecem mais já que vivem pelas aparências!
CurtirCurtir
29 de agosto de 2017 at 16:55
Uma excelente reflexão para pensarmos, não podemos ir em direção só por causo do brilho, da beleza, muitas vezes esse brilho, essa beleza nos leva a outros caminhos que não queremos, abraços
CurtirCurtir
29 de agosto de 2017 at 18:37
Adorei esse momento de reflexão e principalmente a imagem que ilustra muito bem o tema.
CurtirCurtir
30 de agosto de 2017 at 10:32
Hey
Não tinha parado pra refletir dessa forma ! Mas de fato tudo tem que acontecer naturalmente, não devemos forçar nada !
Bjs
CurtirCurtir
30 de agosto de 2017 at 13:32
Heeey! Sabia que eu nunca tinha parado para “analisar” esse ditado. Quem nunca viu algo e penso: é isso! Viu
somente o superficial da coisa achando que era a melhor coisa do mundo e tal e depois pá! da de cara no chão. Otima reflexão!
Abraços.
CurtirCurtir
30 de agosto de 2017 at 19:41
Oi, Tudo bom?
Achei muito bacana a reflexão que você propôs com esse post, pois eu nunca tinha parado para analisar esse ditado, me peguei a partir disso pensando em ate outros kkk.
Parabéns.
Beijos, Joyce de Freitas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
31 de agosto de 2017 at 14:12
Olá!! Eu adoro este ditado, ele é fácil de entender e faz sentido. Hahaha, pois é…Sempre que vemos algo brilhar no horizonte, ou vemos algo mais belo temos a impressão que é melhor do que nossas próprias conquistas e escolhas. Há, também, a postura do outro que sabe se vender melhor que nós, e acreditamos no discurso realizado. Enfim, o importante é entender que nem tudo é o que parece ser. E ter fé que o que temos é do tamanho que conseguimos suportar…Um beijão!
CurtirCurtir
31 de agosto de 2017 at 17:47
Adorei a reflexão, verdade esse ditado.
CurtirCurtir