O inferno são os outros.
Vivemos em convívio social desde o nosso nascimento, afinal, temos uma origem e os primeiros a conviver conosco são os nossos pais. Crescemos e aprendemos a expressar nossas vontades primeiro com atitudes simples até chegarmos as palavras e frases. A convivência irá nos acompanhar por toda a nossa vida. Não há vida isolada e por mais que ocorra a tentativa de isolamento, chega momento em que a interação social irá ocorrer. Na vida em sociedade regras foram estabelecidas para haver convivência pacifica, mas isso de fato não ocorre. O processo de aceitar opiniões contrárias demonstra a nossa dificuldade em aceitar aquilo que nos é diferente. É fácil aceitar opiniões que são semelhantes e criticar aquelas que diferem da nossa forma de pensar. Acontece que a presença daquele que difere incomoda. Nos é difícil aceitar a opinião, e nesse ponto demonstramos nossa barbárie, pois aceitar as diferenças é sinal de civilidade. A vida em sociedade impõe negociação permanente. Nesse contexto, a frase que da título ao texto demonstra que colocamos a culpa no outro. Mas qual o nosso grau de responsabilidade? Fazendo exercício de lógica: se o inferno são os outros logo somos o inferno de alguém. De fato negamos a compreensão do pensamento do outro ou simplesmente nos julgamos superiores a ponto de não respeitá-lo. A escolha é individual e da mesma maneira que julgamos também seremos julgados. Não cabe aqui fazer discurso piegas sobre respeito a opiniões contrárias. A intenção de fato é rever o posicionamento individual. Há pessoas que nos incomodam, e que a simples presença torna o ambiente desagradável, mas ela sabe como você se sente? Situação análoga não ocorre com você? Será que você torna o ambiente de alguém intragável?
11 de setembro de 2017 at 16:29
Ai, Rodrigo…esta frase do Satre é uma das mais fortes de todo movimento existencialista. Sempre me pego pensando no significado dela…concordo quando vc propoem esta mudanca de foco e pede para a pessoa se colocar no lugar de outra. Mas ate este movimento e complicado. Nao sei, mas acredito que esta frase vale mais para uma reflexao individual que coletiva. Bjs
CurtirCurtir
11 de setembro de 2017 at 16:39
Seu texto foi maravilhoso, tocou em um ponto que acontece muito. Uma das coisas mais difíceis que existe é o convívio em sociedade. Nem todo mundo consegue se colocar no lugar dos outros e sempre colocam a culpa nos outros. Raramente param para pensar que talvez (como tu citou no texto) que posso ser o inferno de alguém.
Parabéns pelo blog!
CurtirCurtir
11 de setembro de 2017 at 17:42
Que post FODA. Eu ador ler coisas nesse estilo, me fazem refletir bastante. Parabéns…. curti 🙂
CurtirCurtir
11 de setembro de 2017 at 19:00
Cara, que texto MAIS MARAVILHOSO DA VIDA! Só li verdades. Uma pena que, muitas das coisas citadas realmente não acontecem. Às vezes é mais fácil para o ser humano culpar, e jogar toda a carga no próximo que tentar colocar-se no lugar dele. Mas vale a reflexão 🙂
CurtirCurtir
11 de setembro de 2017 at 19:25
Muito bom o post. Concordo completamente. Até que ponto também não estamos sendo o inferno dos outros? É hipócrita acreditarmos que não temos influência negativa da vida de outras pessoas. Acredito que nesse caso precisamos de um pouco de autocrítica e saber lidar com as verdades.
CurtirCurtir
12 de setembro de 2017 at 19:21
Que ótimo texto e que boa reflexão para todos nós, realmente todos deveriam pensar um pouco assim, entender o nossos limites e até mesmo realizarmos uma autocritica mais sincera.
CurtirCurtir
9 de outubro de 2017 at 11:45
Muito bom o texto…ótimo pensamento.Falou tudo!
CurtirCurtir
9 de outubro de 2017 at 16:22
Que texto reflexivo, adorei ler as perguntas que você levanta, é sempre difícil se colocar no lugar do outro e se reconhecer como pessoas que incomodam, é bem difícil reconhecer que todos temos defeitos e aceitar opiniões contrárias. É realmente preciso que nos foquemos em compreender nossos erros e fazer nossa autocrítica sempre. Ótimo texto!
CurtirCurtir
9 de outubro de 2017 at 17:42
Texto incrível! Essa contante interação com o outro nem sempre é confortável mas é necessária muitas vezes! E o que é preciso é saber lidar com as situações.
CurtirCurtir
9 de outubro de 2017 at 19:50
Oiii eu adoro seus textos e com esse não foi diferente. Concordo que o inferno somos nós e os outros, às fazemos mal e nem nos damos conta.
CurtirCurtir
10 de outubro de 2017 at 19:18
Oi Rodrigo, tudo bem?
Primeiramente, parabéns pela ideia de texto, o mesmo é muito pertinente. Isto é mais do que um fato comprovado. Costumamos “culpar” as outras pessoas pelos nossos próprios atos, pois transferir a responsabilidade para outro alguém, faz o nosso fardo se tornar menor. Viver em sociedade a cada dia é uma desafio mais difícil, pois não conseguimos fazer isto com tranquilidade. Adorei as colocações!
Beijos!
CurtirCurtir
11 de outubro de 2017 at 21:37
Texto maravilhoso, essa frase de Satre é bem reflexiva. E seu texto é bem pertinente culpa os outros é mais fácil que reconhecer o erro para alguns.
Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
CurtirCurtir
12 de outubro de 2017 at 21:48
Que frase forte essa de Sartre! Mais forte ainda é o seu texto, super reflexivo e profundo. Cada palavra é um traço da realidade, super gostei!
Abraços
CurtirCurtido por 1 pessoa
12 de outubro de 2017 at 21:54
Que massa!
Adoro posts que trazem um sentimento nas palavras, e nos toca de alguma forma!
Amei mesmo
CurtirCurtir
14 de outubro de 2017 at 22:40
Que texto perfeito. São reflexões que tocam profundamente na nossa essência e nos faz refletir muito sobre a atitude daqueles que estão a nossa volta, assim como a nós mesmos. Muito bom mesmo. Vou até compartilhar.
CurtirCurtir