A liberdade é algo defendido e proclamado no conhecimento popular. No dicionário Aurélio sua definição é: direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem; condição do homem ou da nação que goza de liberdade; conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão. De fato há essa liberdade total, respeitando o direito do próximo ou há uma sensação de liberdade vivenciada coletivamente? Somos realmente livres para escolhermos o que bem entendermos ou temos a sensação de sermos livres e escolhermos opções previamente selecionadas? Seria como nos pedissem para fazer a seleção de uma carta de baralho dizendo de que se poderia escolher qualquer uma, mas as opções já haviam sido feitas muito antes. Reflita, as nossas opções já seriam pré-condicionadas e as nossas escolhas teriam expectativas a serem atingidas? Essa questão é repetida diariamente e rotineiramente, pois estamos diante de situações das mais banais até as mais complexas que exigem tomadas de decisão. Assim, fica a questão: existe liberdade?
24 de outubro de 2017 at 17:55
Olha essa é uma boa pergunta! Eu acho que mesmo quando falamos em liberdade, ainda somos limitados por muitas questões. Como por exemplo: uma pessoa deficiente físico, na maioria das vezes não consegue frequentar algum lugar pois não é adaptado para ela, ou seja ela é livre para ir, mas não pode! É assim que vejo nossa “liberdade”… Abraços
CurtirCurtir
24 de outubro de 2017 at 19:45
Essa questão é realmente algo para se pensar. Na minha opinião a liberdade existe, mas é bastante limitada. O conceito de liberdade está relacionado ao conceito de “Direitos” e isso causa uma nova questão, é possível ser livre, mas não tendo os direitos merecidos? Muitas pessoas não têm direito a muitas coisas que todas as pessoas deveriam ter, ou seja, se não tem direito, como poderá ter liberdade? É isso que eu entendo sobre esse conceito!! 🙂
CurtirCurtir
25 de outubro de 2017 at 02:45
Um ótimo – e pertinente – questionamento!
Parece que vivemos a ilusão de liberdade, quando estamos o tempo inteiro, de alguma maneira, sendo influenciados pelo meio social onde vivemos. Enquanto vivermos numa sociedade moldada, com ideias preconcebidas, com ideiais de como um deve ser ou não ser, entre outras coisas, estaremos mais para o que pode-se ver nessa imagem: com a falsa sensação de liberdade, porque a gaiolinha até ali pronta para cair a qualquer momento, em alguns poucos passos que damos.
Na verdade, acredito mais na ideia de que estamos caminhando em busca da liberdade do que totalmente livres.
Bjão.
Diego, Blog Vida & Letras
http://www.blogvidaeletras.blogspot.com
CurtirCurtir
25 de outubro de 2017 at 12:34
Que questão maravilhosa, liberdade é poder ser você mesmo, agora onde e como faremos isso é outra história.
CurtirCurtir
28 de outubro de 2017 at 12:04
Oi Rodrigo!!
Essa pergunta é muito relevante. A liberdade existe, mas a sua maneira. A gente pode ser tornar limitados em várias situações. Limitações físicas e de pensamento. Quando a gente não entende algo e não busca entender, estamos limitando nossas mentes.
Ta aí uma coisa que a gente vai ficar pensando por horas.
Como sempre, ótimos textos!!
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/
CurtirCurtir
28 de outubro de 2017 at 13:11
Realmente é um texto inspirador e que nos coloca em reflexão acerca do sentido e significado de liberdade… uma palavra tão bonita, forte e cheia de perspectivas… parabéns por nos colocar em ponto de questionamento…
bjs ^^
CurtirCurtir